Abertas as inscrições para a Universidade das Quebradas

ATENÇÃO!

Estão abertas as inscrições para a Universidade das Quebradas, um curso de extensão gratuito promovido pelo PACC - Programa Avançado de Cultura Contemporânea, da UFRJ, voltado para produtores, ativistas e/ou artistas de todas as quebradas. A idéia é empatar o jogo político cultural que põe as favelas e as áreas periféricas de um lado e os centros acadêmicos de outro. O lance agora é completar saberes, trocar idéias e juntar todo mundo.

Este curso oferece formação aos produtores culturais e artistas das comunidades do Rio de Janeiro, através do encontro produtivo com pesquisadores e professores da UFRJ e de outras instituições. As aulas são presenciais e quinzenais e se baseiam nas cinco áreas de produção cultural: Literatura, Artes Visuais, Teatro, Dança e Música. Um panorama da cultura e das artes com foco especial nos séculos 20 e 21. Oficinas de leitura e criação, blogs com produções dos participantes, aulas filmadas e transmitidas via Internet... Esse é o contexto da Universidade das Quebradas. Saiba mais http://www.pacc.ufrj.br/arquivos%20pdf/proj_queb_02_2010.pdf

Quem quiser formar no bonde, é só clicar aqui http://www.pacc.ufrj.br/arquivos%20pdf/edital_01_uniqueb-ult.pdf


Abraços!
Louise Teixeira

Prefeitura Municipal de Mesquita e FIOCRUZ Apresentam: Projeto Ciência Móvel - Vida e Saúde Para Todos!

A Prefeitura de Mesquita, através da Coordenadoria de Gestão Participativa, e em parceria com a FIOCRUZ, promoverá a exposição “Ciência Móvel - Vida e Saúde para Todos”.

Esta exposição se dará nos dias 10, 11 e 12 de março de 2010, das 8h30 as 17h (exceto dia 11, até as 20h30) no CIEP 364 Nelson Ramos - Rua Paulo, s/n - Centro Mesquita/RJ.

O projeto Ciência Móvel - Vida e Saúde para Todos é um museu itinerante, que leva exposições, jogos, equipamentos interativos, multimídias, oficinas, vídeos científicos, contadores de histórias e palestras. Os equipamentos e experimentos interativos abordam diversos temas ligados à promoção da saúde, ao meio ambiente, ao fenômeno da vida e à preservação do patrimônio histórico-científico.

Trata-se de um caminhão (unidade móvel constituída por um cavalo mecânico e um semi-reboque com 13,5 metros de comprimento) que percorre municípios da Região Sudeste. Após a montagem da exposição, o caminhão é transformado em moderna sala para vídeos, mini-cursos, oficinas e palestras.

As escolas e outros grupos interessados poderão se agendar pelo email producaogestao@mesquita.rj.gov.br.

Para os interessados em trabalhar como voluntários, serão selecionados alunos de Produção Cultural e de Física (que receberão certificado e lanche no local).

Quaisquer dúvidas, encaminhar ao email institucional informado ou contactá-los através do telefone 2797 2041.


Fica aí a dica!


Att,
Louise Teixeira

Exposição "Daruich Hilal- Caminhos Pós-Impressionismo"

Início: 25 de fevereiro de 2010
Término: 23 de março de 2010
Visitação: terça à quinta das 15 às 20hs
sexta à domingo das 15 às 22hs

Curadoria: Alexander Pacheco

Centro Cultural Suassuna - Avenida das Américas, 2603 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro
Informações: (21) 9797-8479 - (21)9375-7234


Entrada Franca
 
 

Att,
Louise Teixeira

Sobre as inscrições nas disciplinas

Queridos Alunos de PC,

a pedido do Jorge Caê, informamos sobre o procedimento de prioridade no momento da inscrição de disciplinas:
Até o presente momento o Sistema de Gerenciamento de Matrículas do IFRJ trabalha com um procedimento simples, efetua a inscrição de alunos até o limite de vagas existentes, por ordem de inscrição. Logo, após o preenchimento de todas as vagas disponíveis (40 vagas em sua maioria), o sistema recusa qualquer tentativa de inclusão.

Como já fora divulgado em outros correios e até mesmo da Verônica, Coordenadora da Secretaria de Ensino Superior, é fundamental que o aluno faça sua inscrição de disciplinas o mais rápido possível para que não haja nenhum problema.

Abraços a todos,
Louise Teixeira

Editais

I- A Secretaria de Cidadania Cultural, o setor de Estudos de Política Cultural da Fundação Casa de Rui Barbosa e a Escola de Comunicação da UFRJ comunicam que estarão recebendo propostas para apresentação de trabalhos no Seminário “O Programa Cultura Viva e suas ações como objetos de estudo”, que ocorrerá dentro das atividades da Teia 2010- Encontro dos Pontos de Cultura. As informações estão publicadas no site do Programa Cultura Viva e podem ser conferidas no link a seguir: http://www.cultura.gov.br/cultura_viva/?p=1329 .

II- Estão abertas até o dia 20 de março as inscrições para o Cinesul 2010 - 17º Festival Ibero-americano de Cinema e Vídeo, evento que acontece no Rio de Janeiro de 15 a 25 de junho. Serão aceitas para a mostra competitiva qualquer suporte de ficção ou documentais divididas nas seguintes categorias: longa-metragem (mais de 61 minutos) e curta e médias-metragens (até 60 minutos). Os trabalhos deverão ter sido finalizados entre 2008 e 2010 e não devem ter sido exibidos em salas comerciais brasileiras ou na televisão aberta. Mais informações e inscrições no site: http://www.cinesul.com.br/
 
 
Aproveite as oportunidades, produtores!
Abraços,
Louise Teixeira

Últimas Notícias

Políticas Culturais


No Estado do Rio de Janeiro:

I - Conselho Municipal de Cultura do Rio de Janeiro

Reuniu-se no último dia 11, pela segunda vez, o conselho provisório, para avaliar as minutas de regimento interno e a regulamentação das eleições da sociedade civil. A reunião, no geral, aprovou a proposta apresentada pela Secretaria Municipal de Cultura e pelas duas comissões formadas por membros do conselho, os quais apresentaram emendas, supressões, etc. mas o sentido/conceito do Conselho foi mantido. Sempre nos colocamos contra a ideia da centralização do Conselho na figura do titular da pasta (secretário ou secretária de Cultura), que será presidente, terá voto de minerva e o seu suplente será vice-presidente do conselho! A argumentação é que é uma forma de dar mais força institucional ao Conselho, mas nós temos dúvidas. No entanto, o comportamento do CPC e de seus aliados do COCAR na reunião do Conselho Provisório foi no sentido de contribuição, pois acreditamos que a democratização da política cultural é um processo e estamos juntos para construí-lo.

Ao final da reunião, com as minutas aprovadas, a secretária municipal de Cultura, Jandira Feghali, disse que fará gestões com o prefeito para que agilize o processo de efetivação do conselho. Em resumo: após a publicação oficial, abrir em torno de dez dias para as entidades (oficiais, existentes há mais de três anos, etc.) se credenciarem para votar e apresentarem candidatos e outros dez para a eleição. O objetivo é ter isto tudo até fins de março oficializado. A secretária disse ainda que enviará o PLANO MUNICIPAL DE CULTURA até este período (o plano será baseado, segundo ela, nas resoluções da I Conferência Municipal de Cultura) e que o Fundo Municipal de Cultura também está para ir chegar na Câmara.

Para que não ocorra o mesmo processo do Conselho Municipal de Cultura é importante a atenção das entidades interessadas no tema, provocando o debate e solicitando audiências públicas na Câmara. O problema é que se o objetivo é realmente finalizar tudo até março, avizinha-se um debate corrido.

II – Teresópolis empossa seu Conselho Municipal de Cultura

Na última sexta, 19/02, a cidade de Teresópolis empossou o seu Conselho, fruto de muita garra, luta e união, tanto da Secretaria Municipal de Cultura, através do secretário Wanderley Perez e subsecretário Ronaldo Botelho, e principalmente do Fórum Municipal de Cultura da cidade. Este fórum, democrático, da sociedade civil e representativo indicou a maioria dos nomes não governamentais no Conselho. Nós estivemos lá na sexta para prestigiar o evento. Mais informações ou contato com o fórum , no link: http://www.forumculturateresopolis.com.br/ .

III – Petrópolis discute Sistema de Cultura

Já nesta quarta, 24/02, acontecerá em Petrópolis, das 10 às 16h, o Seminário do Sistema Municipal de Cultura, uma parceria da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis e do Ministério da Cultura e que contará com as presenças de Adair Rocha – Chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura no RJ e ES, Ana Lúcia Pardo – Chefe da Divisão de Políticas Culturais do MinC RJ e ES e João Roberto Peixe, Coordenador Geral de Relações Federativas e Sociedade do MinC. Será no Teatro Afonso Arinos do Centro de Cultura Raul de Leoni (mesmo prédio onde funciona a Fundação).

Em Brasília:

I - Tramita na Câmara o Projeto de Lei 6722/10, do Poder Executivo, que cria o Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (Procultura) e revoga a legislação vigente sobre o assunto, como a Lei Rouanet (8.313/91).

Segundo o governo federal, o objetivo principal é diversificar a captação de recursos destinados a projetos culturais em todo o País, beneficiando programas e locais que hoje não têm chance de receber essas verbas. O Procultura será implementado, principalmente, por meio do Fundo Nacional da Cultura (FNC), já existente. Suas receitas incluirão dotações consignadas no orçamento anual, doações e auxílios de entidades de qualquer natureza, inclusive internacionais, entre outras fontes. Segundo o projeto, serão destinados ao fundo pelo menos 40% das dotações do Ministério da Cultura.O FNC financiará projetos culturais apresentados por pessoas físicas e jurídicas de direito público e privado, com ou sem fins lucrativos, que tenham por base a democratização do acesso à cultura e o apoio à produção independente, entre outros critérios previamente aprovados pelo Ministério da Cultura.

A integra do projeto, que é fruto de grande discussão na sociedade e entidades culturais, está no link: http://www2.camara.gov.br/internet/proposicoes/chamadaExterna.html?link=http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=465486

II - O projeto de lei (PLS 188/09) que consolida a legislação da área cultural, de autoria do senador Augusto Botelho (PT-RR), está pronto para ser votado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte.

A proposta tem voto favorável do relator, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que apresentou seis emendas à matéria. O projeto tem 261 artigos e reúne toda a legislação sobre cultura existente até o momento de sua proposição, feita em 12 de maio do ano passado. Entre as 23 leis incluídas destacam-se o Decreto-Lei 25, de 1937, que organiza a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional; a Lei 3.924, de 1961, que dispõe sobre os monumentos arqueológicos e pré-históricos; a Lei 11.904, de 2009, que institui o Estatuto de Museus; a Lei 10.753, de 2003; que institui a Política Nacional do Livro; os artigos 1º a 61 da Medida Provisória 2.228-1, de 2001, que estabelece princípios gerais da Política Nacional do Cinema e cria o Conselho Superior do Cinema e a Agência Nacional do Cinema (Ancine), entre outras coisas; e a Lei 8.313, de 1991, que institui o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac).
 

 
 
Opinião

I - A grande mídia unida contra a democracia, artigo de João Brant do Observatório do Direito à Comunicação

Primeiro foram as críticas desqualificadoras da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). Depois, os ataques contra as medidas do Programa Nacional de Direitos Humanos. Agora, os grandes jornais apontam suas armas para o texto-base da Conferência Nacional de Cultura. Em comum, propostas que visam a algum grau de democratização da comunicação e veículos que não aceitam os princípios constitucionais e são contra a punição para violações de direitos humanos praticada pelos meios de comunicação. O artigo completo pode ser conferido no link: http://www.direitoacomunicacao.org.br/content.php?option=com_content&task=view&id=6052
 
II - Fórum Permanente de Música do Rio de Janeiro faz assembléia e eleição nesta quinta!
Será no Centro Cultural Calouste Gulbenkiam, na Praça 11, atrás do Terreirão do Samba, no dia 25/02, quinta-feira, 14 horas. Na pauta: Informes e Eleição da nova coordenação para o período de Março de 2010 a Março de 2011. Estão todos convocados. Divulguem e convidem a classe. Abaixo os nomes que compõem a chapa para a coordenação do Fórum: Celso Santhana, Claudinha Telles, coordenadores; Sandra de Sá, Ana Terra, Iberê Roza, Luiz Henrique, Flavio Oliveira, vogais; Sérgio Merat, Cláudio Guimarães, Álvaro Maciel, Renato Alvim, Léo Borges, Rosana Sabença, Téo Lima e Tibério Gaspar. Destacamos em negrito, nomes que atuam conosco mais diretamente no COCAR, Comusi e outros espaços de articulação política e cultural.
 
 
Fonte: Boletim do Coletivo de Produção Cultural Aracy de Almeida



Att,
Louise Teixeira

II Parada - Um sucesso!!

Ainda que com atrasos (inclusive um grande atraso dessa postagem vamos combinar... rs), a II Parada de Cultura, realizada pelo Centro Acadêmico Mario Lago fez barulho e muita arte!

Aí vão algumas fotos!
Abraços!!





Cortejo de abertura
Nossa pequena grande Sluchem Cherem, na abertura da II Parada da Cultura
Atual Diretora Sheila, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Mônica Romitelli de Queiroz, Secretário Municipal de Cultura de Nilópolis Augusto Vargas, e o coordenador do curso de Produção Cultural Jorge Rodrigues Caê
Secretário Municipal de Cultura Augusto Vargas e a Chefe da Divisão de Políticas Culturais da Regional do MinC, Ana Lúcia Pardo
(Ao fundo, a nossa querida Ana Beatriz!)

Número da apresentação do malabarista PV, da trupe Los Tchatchos

O graffiteiro Dante Nogueira
A nossa parada que abalou o centro de Nilópolis!
Muito samba no pé com a Beija-Flor de Nilópolis



Abraços!
Louise Teixeira

CALENDÁRIO DOS PRINCIPAIS FÓRUNS DE CULTURA EM 2010

11 a 14/03 - II CNC - Brasília
26 a 31/03 - Teia Brasil 2010 -Fortaleza/CE
24 a 26/07 - I Fórum Mundial para Cultura e Educação para Transformação - Belém/PA
11 a 15/08 - Fórum Social das Américas 2010 - Assunção/Paraguai
16 a 19/08 - XVI Encontro do Foro de São Paulo - Buenos Aires/Argentina
08 a 13/11 Fórum das Rádios Comunitárias - La Plata/Argentina
Última semana de novembro - V Fórum Social Pan-amazônico - Santarém/PA
09 a 13 de dezembro - Fórum Mundial de Educação -Santiago de Compostela/Galícia
 
 
 
Agradecemos ao querido Ricardo de Moraes a pesquisa e divulgação.
 
Att,
Louise Teixeira

Registro profissional de Produtor Cultural

O Conselho Federal de Administração (CFA) publicou no Diário Oficial da União dia 13 de novembro, a Resolução Normativa  que aprova o registro profissional nos Conselhos Regionais de Administração (CRAs) dos diplomados em cursos superiores de tecnologia em Produção Cultural e de Eventos.

Os profissionais já podem entrar em contato com os Conselhos Regionais de Administração de sua região para obter mais informações sobre o registro profissional.

Para regulamentar sua atuação, o profissional deve ter formação em curso superior tecnológico de produção cultural conforme descrito no Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia e estar atuando nos campos profissionais relacionados à área.

Com a finalidade de disciplinar e orientar o exercício da profissão de Administrador, conforme descrito na Lei nº 4.769/65, o CFA tem a responsabilidade de regulamentar e fiscalizar a atuação profissional nos campos da Administração.

Acessem http://www.cfa.org.br/ - Conselho Federal de Administração
 


O Centro Acadêmico Mario Lago agradece ao amigo Rafael Baeta pela divulgação da notícia. 

Att,
Louise Teixeira

Câmara arquiva projeto de meia passagem para universitários

A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro arquivou o projeto de lei que institui a meia passagem nos transportes públicos municipais para universitários da rede pública e privada. O arquivamento foi publicado nesta segunda-feira, 04-01, no Diário Oficial.


A União Estadual dos Estudantes divulgou um comunicado na manhã desta terça-feira, 05-01, dizendo que o arquivamento "pegou de surpresa os universitários, que esperavam, no mínimo, um debate sobre o tema".


A meia passagem foi uma promessa do prefeito Eduardo Paes, feita aos estudantes durante as eleições para a Prefeitura do Rio. Na ocasião, Paes chegou a assinar uma carta se comprometendo com o benefício. Após pressão de estudantes, o prefeito enviou o projeto à Câmara no início de dezembro. No entanto, dia 30, com a Câmara em recesso parlamentar, o projeto recebeu parecer conjunto de seis comissões e foi arquivado.


Os estudantes prometem uma série de manifestações contra a medida.


Fonte: http://www.clarissagarotinho.com.br/content.asp?cc=9&id=596


Que não paremos com essa notícia. Sabemos da necessidade!
Abraços,
Louise Teixeira

BUTANO NA BURETA!

Neste sábado, 6 de fevereiro, O GRBC Butano na Bureta tem concentração marcada para 12 h com desfile na sequencia.


Local: Campus Maracanã

Rua Senador Furtado 121, Maracanã.

Quem puder vá fantasiado.

Ao pessoal de PC sugerimos tirar o nariz de palhaço do baú!
 
Sluchem Cherem

Orientações para inscrição em disciplinas dos cursos de graduação 2010/1



Orientações para inscrição em disciplinas 
Sistema Acadêmico - Módulo Matrícula On-line


1) Acessar a página o IFRJ utilizando Internet Explorer;
2) Acessar o link SISTEMA ACADÊMICO - INSCRIÇÃO EM
DISCIPLINA 2010/1 (No canto direito superior);
3) Digitar a matrícula no campo USUÁRIO;
4) Digitar a data de nascimento no campo SENHA no formato -
DDMMAAAA (DIA MÊSANO) SEM BARRAS E SEM
ESPAÇOS;
5) Selecionar o CURSO:
APARECERÁ A SITUAÇÃO DO ALUNO: NA
SECRETARIA/BIBLIOTECA – ALUNOS IRREGULARES NÃO
PODERÃO EFETIVAR A MATRICULA, DEVERÃO
COMPARECER A INSTITUIÇÃO PARA REGULARIZAR A
SITUAÇÃO.
6) Ler a tela de instrução;
7) Iniciar a matrícula;
8) Selecionar a disciplina ;
8) Selecionar a Turma - Disciplinas comuns aos cursos
aparecerão desde que escolha a opção exibir turmas de
outras habilitações;
9) INCLUIR;
10) A grade será montada na parte de baixo da página – COM
OS HORÁRIOS;
11) Finalizar;
12) Imprimir.

OS CAMPI ESTARÂO COM LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DISPONÍVEIS
PARA QUE OS ALUNOS QUE NÃO TENHAM ACESSO A INTERNET POSSAM
EFETIVAR SUAS INSCRIÇÕES.


Att,
Louise Teixeira

Inscrição de Disciplinas On Line

Olá, companheiros!

Acabamos de receber a informação da Diretoria do Sistema Acadêmico de que as inscrições de disciplinas estarão disponiveis no site a partir das 00:00h do dia 08 de fevereiro de 2010.

Informamos ainda que ao clicarem na disciplina pretendida, aparecerá a relação das turmas desta disciplina que estarão disponíveis para seu curso. O nome da turma estará disposto da seguinte maneira:

- Nome da disciplina - período - nome do curso abreviado - 2010.1 (que significa que ela está sendo oferecido no ano de 2010 no 1º semestre)

Abreviações dos cursos:

Licenciatura em Fìsica: LF
Licenciatura em Química: LQ
Licenciatura em Matemática: LM
Produtos Naturais: PN
Produção Cultural: PC
Gestão da Produção Industrial: GPI

É importante que cada aluno saiba que é totalmente responsável pela sua inscrição, sendo assim, alterações de turmas só serão feitas no período de inclusão e trancamento. O aluno que assistir aula em turma diferente da matriculada não receberá nota ao final do semestre.

Conflitos de Horários e Pré-Requisitos não cumpridos serão alertados pelo sistema, impedindo assim ao aluno de se inscrever.

A secretaria estará a disposição para resolver qualquer duvida e aos alunos que não tenham acesso a internet, a sala de computadores estará aberta no período de 10h às 18h.

Fiquem atentos e sejam rápidos, antes que acabem as vagas das cadeiras que desejam!
Abraços a todos!

Louise Teixeira