Editais abertos - MINC

1. Prêmio Roquette-Pinto - I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos - 2010
Inscrições até 14 de maio

2. Prêmio VivaLeitura - 2010
Inscrições até 02 de julho

3. Edital Nossa Onda - 2010
Inscrições até 28 de abril

4. Prêmio Economia Viva - 2010
Inscrições até 10 de abril

5. Prêmio Areté - Apoio a Eventos Culturais em Rede
Inscrições até 10 de abril

6. Prêmio Tuxáua Cultura Viva 2010
Inscrições até dia 10 de abril

7. Pontos de Mídia Livre - 2010
Inscrições até 9 de abril

8. Edital Cultura Digital - 2010
Inscrições até 9 de abril

9. Prêmio Asas Cultura Viva 2010
Inscrições até 10 de abril

10 .Edital Cultura e Saúde - 2010
Inscrições até 9 de abril

11. Prêmio Pontinhos de Cultura - 2010
Inscrições até 22 de abril

12. Edital de Concurso nº 01/2010 – Apoio à Formulação e Implantação
do Programa Nacional de Salvaguarda e Incentivo à Capoeira - Pró-Capoeira
Inscrições até 08 de abril

13. Programa de Apoio à Tradução de Autores Brasileiros 2010
Inscrições até 31 de março

14. Programa Nacional de Bolsas para Autores com Obras em Fase de Conclusão
Inscrições até 31 de março

15. Programa Nacional de Apoio à Pesquisa
Inscrições até 31 de março

16. Edital Espaços Mais Cultura 2010
Inscrições prorrogadas até 29 de março

17. Fundo Setorial do Audiovisual - Prodav 01/2009
Inscrições prorrogadas até 9 de abril



Agradecemos ao amigo Rafael Baêta pela lista!
abraços,
Louise Teixeira

II SEMINÁRIO NACIONAL DA INDÚSTRIA DA CULTURA

A Revista Conjuntura Econômica, através do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), da Fundação Getulio Vargas, realiza no dia 30 de março, no Rio de Janeiro, o II Seminário Nacional da Indústria da Cultura.


O seminário, que faz parte do Projeto Pronac de número 07 10588, patrocinado pela OI e aprovado pelo Ministério da Cultura, tem por objetivo apresentar, identificar e debater os desafios e as perspectivas da indústria cultural , que nos últimos anos tem apresentando crescimento na economia mundial.

O Seminário se dividirá em módulos compostos por apresentações, seguidas de debates. Tópicos a serem focados:

- Políticas Públicas para a Cultura: Financiamento, Legislação, Regulação;
- Economia da Cultura: Oportunidades e Desafios;
- Cultura Digital: Impacto das Novas Tecnologias

Local: Fundação Getulio Vargas - Auditório Engenheiro M.F. Thopmpson Motta Praia de Botafogo, 190 12º Andar Rio de Janeiro RJ
Data e Horário: 30 de março de 2010 - 09h às 14h30

Informações e Inscrições: seminarios_ibre@fgv.br tel: (21)3799-6849/6850 fax:3799-6855
Inscrição Gratuita/ Vagas Limitadas
 
 
Att,
Louise Teixeira

Passeata dos estudantes invade a cidade do Rio - 23.03.2010 - CAML representado!

Por Luiz Felipe Garcez*
Fotos: Louise Teixeira
Na última terça-feria, dia 23 de março, mais de seis mil estudantes se reuniram na Candelária, no centro do Rio de Janeiro, para participarem da 'Jornada de Lutas' da União Estadual dos Estudantes (UEE) e da União Estadual dos Estudantes Secundaristas (UEES), em conjunto com a União Nacional dos Estudantes (UNE) e com a União Brasileira dos Estudantes (UBES).

Os estudantes saíram pela Av. Rio Branco em direção a Cinêlandia com palavras de ordem que pediam a manutenção do passe-livre, a não implementação do projeto 'Conexão Aluno' nas escolas estaduais - chamado por eles de 'coleira eletrônica' - e também cobravam a promessa do prefeito Eduardo Paes de implementar a Meia-Passagem Universitária na cidade do Rio.

A comissão de frente desse grande ato teve placas com recados ao prefeito, como 'prefeito enrolão', e até um sósia do Paes que ficava enrolando alguns estudantes com um carretel.

Apesar da tentativa da Policia Militar de impedir que os estudantes tomassem toda a Av. Rio Branco, eles sentaram em frente a Secretaria de Educação por mais de 10 minutos, onde várias intervenções foram feitas pedindo a presença da secretária Teresinha Porto, que não apareceu e recebeu vaias.

A passeata terminou na frente da Câmara dos Vereadores, na Cinêlandia, onde alguns representantes da casa, dentre eles Clarisse Garotinho (PR), Brizola Neto (PDT), Reimont (PT), subiram no carro de som e falaram em defeza dos estudantes e do projeto da Meia-Passagem.


- Entendendo o projeto da Meia-passagem: O prefeito Eduardo Paes acatando a cobrança da UEE-RJ enviou para o plenário da Câmara Municipal o projeto que garantiria ao estudante universitário pagar meia passagem nas linhas de ônibus da cidade do Rio.

No dia 04 de janeiro de 2010, quando os estudantes estavam de férias e não tinham como se mobilizar, os vereadores consideraram que o projeto não tinha mérito, ou seja, não era importante e foi arquivado. A UEE conversou com vários vereadores que garantiram que o projeto não foi aprovado por uma vontade do próprio prefeito, já que o mesmo tem maioria na Câmara.

Aprovar o projeto da Meia Passagem na capital do Rio de Janeiro será uma conquista importante para todo o Estado, pois servirá de exemplo e ponta-pé para as conquistas na região metropolitana, culminando com a aprovação da Meia-Passagem Universitária Estadual.

* Felipe Garcez é secretário-geral da União Estadual dos Estudantes Secundaristas e aluno de Produção Cultural da turma PC 111 (2010.1) do IFRJ Nilópolis.



Vídeo da Passeata:
http://www.youtube.com/watch?v=JlaxS_7svY0  (Produzido por: CAAUGF)
http://www.youtube.com/watch?v=mLfjV4-chgQ&feature=related (Produzido por: Rodrigo Gama)
 
Fotos da Passeata:
Concentração na Candelária

Luiz Felipe Garcez se apresenta e discursa, ainda na concentração.

E partimos para a Rio Branco!

Comissão de frente
Placas de protesto e sósia com seu carretel

Polícia tenta impedir o carro de som de ir para o meio das duas pistas, mas os estudantes fecham toda a Rio Branco.
"Abaixa o cu! Abaixa o cu! Abaixa o cu, abaixa o cu, abaixa o cu!!"
Estudantes sentam em frente a Secretaria Estadual de Educação.

Nosso calouro em mais um discurso para os mais de 2 mil estudantes, agora em frente a Secretaria de Educação
Chegada na Cinelândia

Aula Inaugural - Fotos

Algumas fotografias das aulas inaugurais que foram um sucesso!
Abraços,
Louise Teixeira











OPORTUNIDADE!

Precisa-se de Assistente de Produção voluntário para espetáculo "Perdoa-me por me traíres" de Nelson Rodrigues, estréia em Maio no Teatro Laura Alvim.

Interessados entrar em contato: (21) 7829-7753 (Carlos Vieira)

Att,
Sluchem Cherem

Exposição Energia e Vida

Será realizada no dia 29/03/10 as17h no Espaço Ciência Interativa a inauguração da Exposição Energia e Vida - no IFRJ (Rua Lúcio Tavares, 1045, Nova Cidade, Nilópolis).


Um espaço público voltado para a ciênca.

Com isso a Baixada Fluminense vai ter uma ótima oportunidade de ter um contato mais íntimo com a ciência, através de experimentos científicos interativos, onde o aprendizado também pode ser adquirido de forma lúdica.

Escolas de toda a região poderão agendar visitações a partir da inauguração.
Tudo gratuitamente!

Visite!
 
Att,
Louise Teixeira

Espetáculo teatral DIRIGIR-SE AOS HOMENS





Espetáculo teatral

DIRIGIR-SE AOS HOMENS

Local: Solar de Botafogo (sala 2) Sex. Sáb. 21h / dom. 20h

Com Wilmar Amaral - ÚLTIMA SEMANA - até 28/03/2010




Att,
Louise Teixeira

+ Notícias da Cultura - mar/2010

Políticas Culturais:


I - Em Brasília:

O Plano Nacional de Cultura (PL 6835/2006) foi aprovado no último dia 16, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos

Deputados. Como tramita em caráter terminativo, segue direto para o Senado. O PL passa pela Comissão de Educação e Cultura, depois pela CCJC do Senado

e, por fim, será encaminhado à sanção presidencial. O texto do relator, deputado Emiliano José (PT-BA), passou em votação unânime da CCJC. A aprovação do Plano

Nacional de Cultura foi uma das prioridades eleitas pelos delegados da II

CNC. A aprovação do Plano Nacional de Cultura foi um das 32 prioridades da II Conferência Nacional de Cultura (II CNC), finalizada no domingo, 14 de março, em Brasília. Desde suas etapas preparatórias, o evento reuniu mais de 220 mil representantes de todo o país para elaborarem estratégias para a política cultural brasileira.

II - No Rio de Janeiro (estado):

A Prefeitura de Petrópolis, através da Fundação de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Cultura realiza de 22 a 26 de março, no Centro de Cultura Raul de Leoni, o Fórum para a construção participativa do Plano Municipal de Cultura. O Plano Municipal de Cultura, que é realizado em parceria com o Ministério da Cultura e integra o Sistema Nacional de Cultura, tem como principal objetivo desenvolver todo Sistema Municipal de Cultura, para implantar e consolidar, em Petrópolis, uma política de cultura participativa, democrática e inclusiva. Após os cinco dias iniciais de debates, entre os grupos de trabalho referentes ao setor, o Município reunirá os resultados das diversas reuniões para consolidar o documento. O Fórum de debates é o primeiro passo de extrema importância para a elaboração do Plano, pois será construído com a participação popular, a partir de projetos para os diversos segmentos do setor, na cidade, que serão implantados em um período de dez anos. O documento, depois de pronto, será enviado à Câmara de Vereadores para se tornar lei e ser aplicado no município, em um período de 10 anos. A construção do Plano Municipal de Cultura começou a ser planejada durante a Conferência Municipal de Cultura, realizada em outubro do ano passado, onde foram determinadas diretrizes que irão direcionar o município, nessa área, e tem sido discutido nas reuniões do Conselho Municipal de Cultura. “É fundamental a participação popular, pois essa é uma reivindicação de muitos anos. Não há como formular o plano sem a contribuição da sociedade petropolitana e, principalmente, dos atores culturais. É o momento de todos juntos em prol da cultura da cidade”; declarou Marcos Guimarães, presidente do Conselho. “Esse primeiro fórum é um 'embrião' de um fórum permanente, pois cada grupo de trabalho poderá realizar outras reuniões se achar que algumas questões não ficaram bem resolvidas. Por isso o papel da sociedade é tão importante, pois vai definir para onde a cultura de Petrópolis irá caminhar”; disse Charles Rossi, diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis. Mais informações em http://www.petropolis.rj.gov.br/index.php?url=http%3A//fctp.petropolis.rj.gov.br/fctp/.
 
--------------
 
Cultura negra brasileira agora em site

O brasileiro Filó Filho e a inglesa Vik Birkbeck há três décadas andam com uma câmera nas mãos, captando imagens de manifestações, depoimentos e qualquer outro evento ligado à cultura negra brasileira. Com olhares diferentes sobre um mesmo foco e com o objetivo de tornar o acervo de fácil acesso ao público, os dois digitalizaram todo o material e criaram o site www.cultne.com.br . São cerca de mil horas de imagens, gravadas originalmente em VHS e disponíveis para visualização e download.

No site é possível encontrar cenas raras, como as visitas de Nelson Mandela e de Desmond Tutu ao Rio de Janeiro, depoimentos de personalidades como Pelé, Abdias do Nascimento, Gilberto Gil, Lélia Gonzales, Paulo Moura, Ruth de Souza, Zezé Motta e Grande Otelo, além da campanha feita para o centenário da Abolição em 1988. Há também registros dos bastidores da gravação do clipe de Michael Jackson, com o Olodum, na Bahia em 1996, registrados por Vik; e do show de James Brown no Rio de Janeiro, em 1988, exibido no programa Radial Filó, apresentado por Filó Filho, na extinta TV Rio, na década de 80.

Nos dias 24, 25 e 26, o ciclo de palestras e debates continua no Cinema Nosso (Rua do Resende, 80 – Lapa), com entrada gratuita. Entre as presenças confirmadas estão, além de Vik (Enúgbarijo Comunicações, que significa “boca coletiva”, em iorubá) e Filó (Cor da Pele Produções), Antônio Pitanga, Zulu Araújo (presidente da Fundação Palmares), Carmen Luz (diretora do Centro Coreográfico) e Ras Adauto (cineasta brasileiro radicado em Berlim, que criou a Enúgbarijo Comunicações com Vik).

No dia 27, o evento será encerrado com a festa Usafricarib, no Estrela da Lapa (Avenida Mem de Sá 69 – Lapa), com ingressos à venda no local. A programação na íntegra está disponível no site www.cultne.com.br . O projeto é uma realização do Celub (Centro de Cultura Urbana) e tem o patrocínio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro.
 
----------
 
Opinião:

O rebolar é novo modo de gingar e nova estação...


Fernando Assumpção*



Sábado à tarde, para mim, é o momento mais formoso da semana. E tem acontecido desde o inicio de ano, nessas horas lindas, um encontro de jovens Sambista no Bar Vaca Atolada, na ex-decadente e reformulada, Gomes Freire.

O bar simples tem atendimento atencioso – coisa rara nos dias de hoje: pode-se conversar longamente com o acessível dono e com os afáveis garçons. Apreciar o cardápio, tipicamente mineiro, como a generosa e saborosa e que leva o nome do estabelecimento: vaca atolada, tendo o seu melhor, o preço: por menos de dez reais. Porção de aipim com manteiga de garrafa, polenta frita, também nessa mesma linha, come bem e paga o justo.

O bar é tão bacana que sua Jukebox é feita só com sambas, dos clássicos ao que tem de moderno: da Velha Guarda da Portela, passando por Aniceto do Império, Noel Rosa e Diogo Nogueira. No salão, onde se apresenta os músicos, funciona um ar condicionado que não dá conta, mas que ameniza o calor. Não existe couvert artístico, existe um acréscimo de um real em cada na cerveja e refrigerante, mas de quem consumir. Honesto.

Alem disso tudo, o que vale mesmo o meu deslocamento e mudança de rota no meu dia preferido é a voz de Nina Rosa!

Nina Rosa uma jovem cantora, com uma voz média grave, suave, que se coloca em boas notas, que não perde nenhuma oportunidade e sustenta até o fim definidos tons em um bom samba. Nina é de uma geração moderno-contemporânea, mas, menina esperta que é, sabe que um figurino, um bom vestido estilizado, feito pelas “costureiras da família”, fazem a diferença em uma apresentação de música. Nina está sempre bem vestida, com um acessório no cabelo, uma bijuteria, maquiada ou qualquer coisa que valoriza a sua natural beleza. Hoje, onde as cantoras se apresentam como quem vai à feira ou com vestimentas compradas em lojas de roupas masculinas de rua: Nina surpreende.

Os também, jovens músicos, que acompanham Nina fazem bonito e valorizam a tarde com arranjos comprometidos e sérios. O repertorio circula entre os sambas antigos – mas sem aquela onda de resgate: “vamos tocar a terceira faixa do lado B do ‘As forças da natureza’” – Isso cansa. – e sambas mais “fáceis de cantar”, onde em uma roda as pessoas podem interagir, cantar e transferir-se para aquele momento mágico que se propõem. Buchecha, marido de Nina, simpático de voz grave, excelente, quase um barítono, se coloca a disposição da amada, em duetos de casais sambistas: “Tem que Rebolar” (José Batista e Magno de Oliveira) de Clássico na voz de Dona Elizeth Cardoso e Cyro Monteiro ou em “Faixa Amarela” (Zeca Pagodinho/Jessé Pai/luiz Carlos/Beto Gago) do divertido Zeca Pagodinho.

A tarde e início de noite acabam e uma sensação de alívio ao peito apertado, de mais um sábado sereno, efetiva-se. Volto pra casa pensando no próximo, que será um sábado de outono: a mais linda estação, onde as noites são limpas e de longe se avista a Lua, e os dias plácidos e amenos.

Serviço: Roda de Samba no Botequim Vaca Atolada, das 15h às 19h
Av. Gomes Freire, 533 - Lapa (Rio de Janeiro)


* Fernando Assumpção está se guardando pra quando o outono chegar e tem esperança em uma nova leva de cantoras.


NOTA: no próximo número, “Gracioso, croquete de milho e galera da Cedae”
 
-------------
 
Notas:

Quem é de Axé diz que é! : várias entidades civis como o Coletivo de Entidades Negras/CEN, a Rede de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde e os órgãos públicos estaduais e federais lançaram esta campanha para que as pessoas ligadas as religiões de matrizes africanas (candomblé e outras) assumam esta condição ao serem pesquisadas pelo censo/IBGE. Segundo as estatísticas o número de adeptos destas religiões é pequeno pois seus membros, escaldados pelos preconceitos e constrangimentos da intolerância reinantes se dizem muitas vezes “católicos” ou “espíritas” (o que seria adequado aos kardecistas, mas não aos candomblecistas) . Além do lançamento da campanha, serão assinados os seguintes convênios: 1- Assinatura do termo de convênio entre SEPPIR (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) e SUPERDir - SEASDH ( Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos), para a criação do Centro de Referência para Enfrentamento à Intolerância Religiosa e Promoção dos Direitos Humanos . 2- Assinatura do termo de convênio entre SEPPIR e SUPERDir - SEASDH ( Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos), para a catalogação das peças religiosas afro-brasileiras que se encontram no Museu da Policia Militar do Rio de Janeiro.

“Um museu para a Guanabara – Carlos Lacerda e a criação do Museu da Imagem e do Som (1960-1965” é o novo lançamento da FAPERJ em parceria com a Editora Folha Seca, um trabalho de Claudia Mesquita sobre a história deste grande museu que guarda parte da memória cultural carioca, fluminense e brasileira. Aliás patrimônio cultural que pode correr riscos com a transferência deste acervo para o futuro “Novo” MIS à beira mar, cercado de megalomania e mercadologia (mas ai são outros quinhentos, ou milhões).

 
Fonte: Boletim CPC Aracy de Almeida - Ano 3 - no.60 - 22/03/2010

Att,
Louise Teixeira

Coro de Crianças da Orquestra Sinfônica Brasileira

A Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira anuncia a abertura de vagas para a criação do Coro de Crianças da OSB, grupo que será dirigido pelo Maestro Julio Moretzsohn e sua assistente, a Maestrina Denize Vieira. As crianças participarão de concertos da OSB e da OSB Jovem, além de recitais independentes. Trata-se de uma atividade voluntária, sem retorno financeiro, que visa a oferecer noções de leitura musical e técnica vocal, além da aprendizagem através de uma experiência de alto nível artístico.



1. Pré-requisitos para participação

1.1. Para participar do Coro de Crianças OSB, os candidatos devem ter as seguintes idades:

Meninas - entre 08 a 14 anos
Meninos - entre 08 a 12 anos

1.2. As crianças devem ter disponibilidade para comparecer às aulas e ensaios semanalmente:

Terças-feiras - das 9h às 11h
Quintas-feiras - das 9h às 11h

As apresentações do Coro requererão ensaios extras, que serão agendados e comunicados antecipadamente aos responsáveis.

Importante: Não há necessidade de estudo musical prévio.



2. Inscrições

A inscrição no processo seletivo para o Coro de Crianças da OSB deve ser feita pelo responsável pelo menor na sede da Fundação OSB (Avenida Rio Branco, 135 Sala 915 – Centro – Rio de Janeiro), até o dia 5 de abril. Além da Ficha de Inscrição (disponível abaixo) preenchida e assinada, o responsável deverá anexar a seguinte documentação:

- cópia da certidão de nascimento da criança;
- cópia da carteira de identidade da criança (se houver);
- 1 foto 3x4 da criança;
- cópia da carteira de identidade dos responsáveis;
- comprovante de residência;
- declaração de escolaridade.


• Ficha de Inscrição http://www.osb.com.br/coro_infantil.php

3. Testes de seleção

Os testes serão realizados nos dias 6 e 8 de abril de 2010, a partir das 9h, em local e sob critérios informados no ato da inscrição. O não-comparecimento ao teste implica o cancelamento da inscrição.



4. Disposições gerais

4.1. O início das aulas está previsto para o dia 13 de abril de 2010;

4.2. Será exigida dos coristas frequência mínima de 80% nas aulas dadas mensalmente.

4.3. Nos dias de aula, a criança deverá se apresentar às 8h45min no local previsto e será encaminhada para a sala de ensaio pelos funcionários da OSB. Pais e responsáveis pelos coristas não terão acesso aos ensaios, devendo aguardar pelo fim das aulas em local próximo;

4.4. As crianças serão entregues somente às pessoas autorizadas pelos pais ou responsáveis, que deverão estar presentes no local ao final das atividades;

4.5. Toda e qualquer ausência deverá ser justificada pelos pais ou responsáveis por escrito à Assistente Administrativa do coro;

4.6. Problemas de comportamento, ausência não justificada e/ou atraso na entrada ou saída das aulas serão motivo de advertência. A criança que acumular 02 (duas) advertências será desligada do Coro;

4.7. A seleção das coristas para o grupo iniciante ou avançado do Coro de Crianças da OSB é de inteira competência do Maestro, bem como a seleção dos cantores para atividades ou viagens para apresentações artísticas quando não se fizer possível a participação de todo o grupo;

4.8. Nos concertos em que o Coro de Crianças se apresentar junto à Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), fica vedada a utilização de máquinas fotográficas, gravadores e câmeras de vídeo. As exceções deverão ser previamente avaliadas pela Direção da OSB;

4.9. Em hipótese alguma haverá remuneração pela participação das crianças no Coro.

5. Contatos

A Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira estará à disposição para o esclarecimento de dúvidas através dos seguintes contatos:

Telefone: 21 2142-5810 (falar com Josiane Rego)

E-mail: corodecriancas@osb.com.br

AMOSTRA GRÁTIS

Quando se fala em AMOSTRA GRÁTIS, você pensa em pequena quantidade de um produto qualquer que serve para apreciar a qualidade do todo e que não se paga certo? Já no AMOSTRA GRÁTIS de Cultura do Geringonça, a Idéia é totalmente diferente, você é convidado a mergulhar num caldeirão de CULTURA!

Amanhã, quinta-feira (25/03/2010) sabe quanto custa isso tudo? Apenas sua presença, isso mesmo o evento tem entrada gratuita.

O AMOSTRA GRÁTIS nos levará a uma imersão ao Centro nervoso da engrenagem dessa Geringonça que se apresenta como um abrigo para as mais diferentes linguagens e manifestações, onde, através do encontro criativo das obras, esses indivíduos têm a oportunidade de se conhecerem e de se reinterpretar, e é em torno do Amostra Grátis que gravitam as oficinas, as reuniões, o projeto criativo de um de cada banda, o público, alias você que está lendo. Artistas de origens, instrumentos e propostas diferenciadas ocupam o palco, o saguão, os bastidores e a fachada da casa dessa desconstrução espetacular.



O primeiro AMOSTRA GRÁTIS de 2010!



MÚSICA_ Ghandi Grecov, Turma do Bairro, bOrrO, DJ Zod POESIA_
Guilherme Guimarães, Rodrigo Guará

ARTES PLÁSTICAS_ Paulo Lindo, Pâmela Couto di Alencar

OFICINA_Arte Renovável

MODA_Raiz Carioca

TEATRO_ Martinus van Beeck

MEDIAÇÃO_ Heyk

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL_ Vitor Paiva e Botika.




SERVIÇO:
AMOSTRA GRÁTIS
Local: SESC Unidade Tijuca - R.Barão de Mesquita, 539
DATA: 25 de MARÇO de 2010 às 17 hs
CONTATOS: Tels: 3238-2168/3238-2076
E-mails: tijuca.geringonca@sescrio.org.br
tijuca.jovem@sescrio.org.br
www.twitter.com/geringonca

ENTRADA FRANCA

Museu Nacional promove |Conferência sobre Aquecimento Global

Fonte: Assessoria de Comunicação IFRJ


Att, 
Louise Teixeira

Cadastro no mailing da Revista Observatório

O amigo Ramón Soarez nos enviou o email do Itaú Cultural afim de divulgar para os interessados em cadastrar-se no mailing da revista Observatório como fazê-lo.

Quem desejar receber as publicações gratuitas, devem enviar área de atuação, endereço e contato, para simples avaliação para o endereço eletrônico ediana.borges-lima@mailing.org.br .

Valeu, Ramón, pela dica!

Abraços,
Louise Teixeira

Seminário Internacional Políticas Culturais

Um Minutinho – Concurso de Vídeos de até 60 segundos


O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais promove pela primeira vez um concurso de vídeo, no VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids e no I Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais. O Um minutinho – Concurso de vídeos de até 60 segundos é um reconhecimento de que a linguagem de vídeo possui um forte apelo visual como meio de expressão e é uma ferramenta para a educação em saúde e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DST), aids e hepatites virais.
Este concurso busca estimular o conhecimento e a criatividade no tocante às práticas de prevenção dessas doenças. Com o tema "Viver Direitos: Acesso, Equidade e Cidadania”, o concurso irá selecionar 15 vídeos, com até um minuto de duração cada, que serão apresentados durante a realização dos congressos, em Brasília, de 16 a 19 de junho de 2010. As produções selecionadas ficarão disponíveis, também, no site do congresso.
Os autores dos três melhores vídeos serão convidados a participar do evento, tendo passagem, hospedagem e alimentação custeadas pelo Departamento. Confira as regras para participar do concurso Um minutinho – Concurso de vídeos de até 60 segundos e os Termos de Uso e Serviço.

Vamos ajudar o Bazar do INCA??


"Olá pessoal!!!

Precisamos de ajuda para o Bazar do Voluntariado INCA II que fica atrás da rodoviária Novo Rio.


Os pacientes tem o atendimento que precisam, enquanto estão internados, fora a medicação, mas quando vão para casa eles não tem condição de se alimentar e falta até itens para higiene pessoal. Quem faz o trabalho de separar as cestas e atender aos pacientes carente é o INCA Voluntário, pessoas que doam parte de seu tempo para atender aos mais carentes e, acreditem, temos ido lá e tenho visto de perto a condição dos pacientes que fazem tratamento e consultas de manutenção, por isso estou pedindo o que vcs tiverem em bom estado que possa ser vendido em um bazar como, sapatos, roupas, bijoux, itens de decoração e etc...


Costumo pedir assim: sabe aquela roupa que está ocupando espaço e vc tem pena de dar, comprou mas está esperando um evento especial, aquela sandália linda que insiste em te machucar (não precisa ser linda, pode ser feia tambem... rsrs), aquele porta retrato que ganhou no último amigo oculto, aquela bijoux que vc achou cafonérrima, aquelas coisinhas que atravancam, ocupam espaço etc...


Já recebemos até uma guitarra elétrica com amplificador e tudo novinho, o máximo!!! Tudo isso pode ajudar e muito, elas vendem e com o dinheiro da venda é feita as compras. Se for doação de algum objeto grande entre em contato, eles agendam, e vão buscar. E a todos que quiserem ter o recibo de doação é só pedir.


INCA II fica na Rua Equador 831- Santo Cristo, ao lado do Terminal Rodoviário Novo Rio.
Tel: 2276 - 4875
Coordenadora Camila ou qualquer pessoa disponível no local".



Abraços,
Louise Teixeira

Oportunidade de Emprego - Educadores Sociais nos segmentos de Arte e Cultura

A AÇÃO COMUNITÁRIA DO BRASIL está contratando Educadores Sociais nos segmentos de Arte e Cultura para Projeto Social realizado em seus núcleos da cidade do Rio de Janeiro.

Areas de atuação:

- Produção Cultural
- Cenotécnica
- Figurino
- Câmera de Vídeo
- DJ / MC

- Necessário ter experiência profissional na área e disponibilidade para Manhã, Tarde ou Integral.

Os interessados devem enviar e-mail para 
vicente@acaocomunitaria.org.br / com cópia para giovani@acbrj.org.brdiscirminando no assunto "ARTE E CULTURA - AREA DE ATUAÇÃO".

Boa sorte!

Abraços, 

Louise Teixeira

Estágio no Educativo Museu Casa do Pontal


O Programa Educacional do Museu de Arte Popular Casa do Pontal está selecionando estagiários para participar do Programa Educacional do Museu, em especial no atendimento às escolas e programas sociais. Os candidatos devem saber tocar um instrumento harmônico (violão, cavaquinho, viola, sanfona) e ter interesse em educação e cultura popular. O estágio será remunerado de acordo com a carga horária a combinar.  
Os interessados devem enviar currículo e a carga horária disponível para o endereço eletrônico:educativopontal@yahoo.com.br

Att,
Louise teixeira

Notícias da Cultura - Mar/2010


Políticas Culturais:
I - Em Brasília:
Iniciou-se na quinta, 11 de março, estendendo-se até o domingo, 14, a II Conferência Nacional de Cultura, fruto de muito trabalho do Ministério da Cultura, instituições vinculadas, diversas secretarias e fundações estaduais e municipais de cultura e principalmente da sociedade civil: pessoas físicas e jurídicas que atendendo a convocação pública se mobilizaram em todo o Brasil tornando este momento possível. Quem quiser acompanhar o andamento, espiem em: http://blogs.cultura.gov.br/cnc/ e para conhecer o texto-base da mesma – gerador de furiosos editoriais na "imprensa livre" denunciando o atentado a "liberdade de expressão dos meios de comunicação", acessem: http://blogs.cultura.gov.br/cnc/files/2009/08/Texto-Base.pdf .
Seguem ainda os debates no parlamento sobre o PROCULTURA, ou "Nova Lei Rouanet", também gerador de muita polêmica, talvez desnecessária e em alguns casos de má-fé, muitos criticam sem ler o conteúdo. No blog da Rouanet, em
http://blogs.cultura.gov.br/blogdarouanet/ , muitas informações, debates e até vídeos nos quais personalidades como Carlinhos Brown e Denise Stoklos posicionam-se em apoio a nova lei. E o texto integral, o mesmo que tramita na Câmara dos Deputados pode ser lido em: http://blogs.cultura.gov.br/blogdarouanet/procultura/ .
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou em 02/03 projeto do senador Efraim Morais (DEM-PB) que altera a Lei Rouanet (Lei 8.313/91para incluir a literatura de cordel entre os segmentos beneficiados com dedução de imposto de renda devido sobre quantias destinadas a doações e patrocínios. Efraim justificou a iniciativa (PLS 232/06) como um esforço para reverter as dificuldades que os autores de cordel estão encontrando para publicar suas obras.
Capoeira tem cadastro nacional feito pelo IPHAN, acessem o formulário e tenham mais informações em
http://www.cultura.gov.br/site/2010/01/27/cadastro-nacional-da-capoeira/ .


II - No Rio de Janeiro:
Friburgo tem política para o livro: livros espalhados pela cidade fazem parte do conjunto de ações que vêm sendo desenvolvidas em Nova Friburgo (RJ), município que conta com a primeira Secretaria de Leitura do Brasil. O profissional de Artes Cênicas e conhecedor das técnicas de contação de histórias, Francisco Gregório da Silva Filho, assumirá a secretaria até o final do mês de março.  Ele é servidor público federal do quadro da Fundação Biblioteca Nacional, vinculada ao Ministério da Cultura. Foi coordenador do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) na década de 1990 e atuou como presidente da Fundação Cultural Elias Mansur, no estado do Acre. Todas as ações para incentivar a prática da leitura em Nova Friburgo estão sendo incrementadas com a criação, inédita, da secretaria municipal específica. Ela foi institucionalizada em dezembro do ano passado, dentro do projeto de reforma administrativa do governo municipal. Mas logo no início de 2009 um trabalho de estímulo à leitura começou a ser realizado pelo escritor e educador carioca Álvaro Ottoni de Menezes. As atividades fizeram aumentar em 120% a freqüência à Biblioteca Municipal (mais de 300 pessoas por dia), capacitar cerca de 500 professores e atender 22 escolas da cidade. Parabéns a Nova Friburgo por esta iniciativa. Mais informações em: http://www.cultura.gov.br/site/2010/02/19/livros-por-toda-a-parte/ade .

O Palácio Gustavo Capanema
, conhecido como o "Prédio do MEC", por onde passam a história da educação e da cultura brasileira e que funciona ate hoje como sede de diversos órgãos culturais e educacionais está sob a ameaça de se transformar em sede do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2016. Essa é a intenção, já anunciada, do governo estadual. É possível que baluartes da cultura como os "Andrade" , Mário e Carlos Drummond, servidores ali na época do ministro Capanema (da Educação e Saúde, no Governo Vargas) estejam "se revirando nos seus túmulos". Mas como eles não podem se manifestar, nós podemos e protestando contra mais esta "ideia de jerico", vários artistas e membros da comunidade cultural tem se posicionado, e pedimos seu apoio através do abaixo-assinado virtual que segue:http://www.petitiononline.com/Capanema/petition.html . O Ministério da Cultura tem um projeto de transformar o espaço em um grande centro cultural, precisamos correr atrás disto!
Um grupo de moradores de Laranjeiras está se mobilizando pela revitalização das Casas Casadas.
Tombada pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural - INEPAC, a edificação esteve abandonada por muitos anos e, após intensa luta da associação de moradores local (AMAL), foi restaurada pela prefeitura e inaugurada em 2007 com projeto de perfil cultural: uma parte foi ocupada pela RIOFILME, que mantinha uma cinemateca aberta à população; e outra parte, cedida a concessionários que montaram o Espaço Rio Carioca, livraria e bar, com espaço para shows ao vivo. No entanto, passados dois anos, a cinemateca foi fechada e as duas salas de cinema, previstas na concessão, ainda não receberam licença para funcionar. Preocupados com os riscos de um novo abandono do patrimônio público, os moradores estão divulgando um abaixo-assinado a fim de chamar a atenção das autoridades para o problema. O documento pode ser lido e assinado em http://www.petitiononline.com/ccasadas/petition.html. 

CPC pede contribuições aos sócios e amigos:
O CPC vem desenvolvendo, ao longo dos últimos anos, um trabalho regular de preservação e divulgação da cultura brasileira, conforme pode ser acompanhado pela programação divulgada através desse boletim. A realização dessas atividades é possível graças ao patrocínio da empresa de tecnologia da informação CTIS, fundamental para o funcionamento do Espaço Cultural Aracy de Almeida, no Encantado .
Porém, queremos retomar uma outra importante vertente de nossa atuação, desenvolvendo debates, seminários e outros espaços de discussão, com os quais pretendemos contribuir para a formulação de políticas públicas na área da cultura que sejam mais eficazes e democráticas, buscando influenciar a gestão nos âmbitos municipal, estadual e federal. Assim como a manutenção do trabalho de memória e preservação cultural (com publicações como as muito elogiadas cartilhas sobre Aracy e Bucy Moreira).
Para podermos viabilizar essa proposta, precisamos retomar as contribuições mensais de nossos/as associados/as e amigos/as, conforme vigorava até há pouco tempo atrás, tendo como referencial de valor mínimo 1% (um por cento) do salário mínimo (atualmente R$ 5,10). A partir desse valor, qualquer contribuição será bem vinda, sem limite de teto.
As contribuições podem ser feitas através de depósito bancário (Banco Itaú, agência nº 6157 conta corrente nº 45.446-0). Quem desejar, pode entrar em contato com a tesoureira do CPC, Diva Alves(21-9693-5602) e combinar qualquer outra forma de pagamento. Sua participação é fundamental para a continuidade e ampliação das atividades do CPC!

Diana Aragão:
O jornalista e escritor Sérgio Cabral já iniciou sua biografia sobre a nossa Aracy de Almeida
. Ele calcula seu lançamento para o fim de 2010, início de  2011 em  edição da Lazuli Editora/Companhia Editora Nacional. Sérgio Cabral é autor, entre outros, das ótimas biografias de Almirante, Ari Barroso, Elizete Cardoso e Nara Leão, além da alentada história das nossas escolas de samba.
Conforme detalhadamente informado em nossa última edição, o novo CD da cantora "MarianaBaltar", lançado pela Biscoito Fino, será apresentado oficialmente em show em 16 de março, uma terça-feira, no Teatro Rival Petrobrás. Todos lá! 



Fonte: Boletim CPC Aracy de Almeida - Ano 3 - no.59 - 08/03/2010

Vaga - INSTRUTOR DE ARTE E CULTURA - MÚSICA


FAMAR | Soluções integradas em Gestão de Recursos Humanos
Empresa com 15 anos de atuação em Gestão de Recursos Humanos, com demandas de inúmeras organizações no Rio de Janeiro e especializada em contribuir com as empresas no que é essencial para a estratégia competitiva: Capital Humano, apresenta oportunidade para:

INSTRUTOR DE ARTE E CULTURA - MÚSICA
Buscamos profissionais com:
* Formação: Licenciatura para ministrar aulas (Desejável Superior Completo)
*Experiência anterior em construção de instrumentos reciclados

Funções do Cargo:
-
Ministrar aulas de música;
-
Trabalhar com materiais reciclados;
-
Trabalhar com criação de instrumentos;
-
Zelar pelos educandos.

Local de Trabalho - Guadalupe
Enviar currículo com Pretensão Salarial

Os candidatos interessados e dentro do perfil encaminhar currículo para gustavo.teixeira@afamar.com.br mencionando no assunto a vaga em questão.
Informamos que o seu currículo será analisado de acordo com o perfil da oportunidade em questão e a AFAMAR CAPITAL HUMANO só irá entrar em contato com os profissionais que estiverem dentro do perfil solicitado para esta vaga.
Caso você não esteja dentro do perfil para esta oportunidade, em nosso site você poderá verificar as vagas que temos em aberto e candidatar-se a uma oportunidade.


Boa Sorte!
Louise Teixeira

Clássico Infantil: A Cigarra e a Formiga - em Defesa do Meio Ambiente


ABRINDO A TEMPORADA 2010

FLY VIRTUAL CIGARRA 100dpi.jpg

Grupo Cultural Cochicho na Coxia apresenta o Espetáculo Infantil :

A CIGARRA E A FORMIGA
em defesa do meio ambiente.

Com a direção de Thaissa Vasconcellos, os atores Cris Cota, Fabiane Dias,
Flávio Henrique, Isaú Junior e Renato Penco prometem prender a atenção
do público com essa linda e engraçada história. A produção ficou por conta
de Fabiane Dias e Renato Penco. Iluminação de Sollon Lima.

SÁBADOS E DOMINGOS ÀS 19H.
DE 13 A 28 DE MARÇO DE 2010.
CENTRO CULTURAL OSCAR ROMERO
RUA ELPÍDIO, 530 – CENTRO – MESQUITA

INFORMAÇÕES:
(21) 2796-4862 | 2697-8257 | 8725-0271 | 8863-8934

PATROCIDADORES:
Flávia Bazar, Relojoaria Moreira, Auto Escola Vitória Régia, Juli Jóias,
Hadasha Presentes, Farmácia Memorial, Ótica Nova Jerusalém

ATENÇÃO!

-Lembrando dia 17 de Março Aula Inaugural no Teatro Tim Lopes!
-Alteração do endereço da Aula Inaugural dos dias 18 e 19 de Março!

Aula Inaugural






Curso de extensão na UERJ - Gratuito: GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA


Att,
Louise Teixeira

Convite: I SEMINÁRIO DE ACOLHIMENTO ESTUDANTIL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Att,
Louise Teixeira

VAGAS DIVERSAS - INSTRUTOR, ATENDENTE E MOTORISTA

ONG seleciona: INSTRUTORES

Ambos os sexos, maiores de 18 anos e que tenha o Ensino Médio Completo;
Cursos:

- Garçom / Barman
- Cozinheira
- Camareira
- Recepcionista
- Eventos
- Porteiro


Salário: R$ 6,82 Hora / Aula;
Horário de Trabalho: 4 horas por turma.

> MOTORISTAS COM KOMBI OU VAN

Ambos os sexos, maiores de 18 anos e que tenha a 4ª série;
Salário: R$ 1600,00

Local de trabalho: Município do Rio de Janeiro

Bairros:

- Santa Cruz
- Realengo
- Bonsucesso
- Jacarezinho



Interessados deverão encaminhar curriculo para rh_ong@yahoo.com e escrever no assunto o cargo desejado.
 
Boa sorte!
Louise Teixeira

Reuniões!

Olá pessoal,
Estamos comunicando que no dia 2 de Fevereiro de 2010 tivemos uma reunião com a Diretora Adjunta de Desenvolvimento do Ensino - Sheila Pressentin Cardoso para discutir alguns assuntos pertinentes ao nosso curso.

Pauta:


- Sala para o CAML – Nossa proposta é de ficar com a sala de áudio e oferecer em contra partida para instituição a manutenção dos instrumentos.

- Inclusão do Dia da Cultura no calendário da instituição.

- Piscina: Parceria com o CEFAN de Mesquita que trabalha com natação – a proposta é de assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica onde o Campus Nilópolis do IFRJ entraria com a piscina e o CEFAN com apoio e manutenção.


Att,
Sluchem Cherem

Estagiária (o) de Marketing Cultural

Empresa do segmento de Construção Civil, líder na execução de formas de concreto, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, contrata para inicio imediato:

Estagiária(o) de Marketing Cultural

Requisitos Comportamentais Desejáveis:

Criatividade
Iniciativa
Senso crítico
Empatia
Postura profissional
Fluência verbal
Versátil
Organizada


Requisitos Técnicos Obrigatórios:
Cursando ensino Superior em Publicidade, Marketing, Produção Cultural ou Comunicação Social em qualquer período.
Conhecimentos intermediários do Pacote Office (Power Point, Word, Excel, Outlook), PhotoShop, Corel Draw.

Atividades:
o Auxilio no planejamento e acompanhamento dos eventos;
o Auxílio na elaboração de Cronogramas;
o Auxílio na busca de patrocínios e apoios;
o Auxílio na busca de atrações artísticas;
o Auxílio na pesquisa de satisfação.


Remuneração:

Salário R$ 400,00 + VT + Refeição no Local + Serviços Médicos + Cartão Farmácia + Descontos em Cursos e Universidades + Convênio com academia, agência de viagens e outros.

Local e Horário de trabalho:

Taquara: 2ª à 6ª (09:00 às 16:00)

Os interessados deverão encaminhar o currículo no corpo do e-mail para rj.divulgador@yahoo.com.br sinalizando no Assunto "Estágio de Marketing". Os e-mails sem assunto não serão lidos.

Boa sorte aos candidatos!
Louise Teixeira

SciELO


Scientific Electronic Library Online

O objetivo deste site é implementar uma biblioteca eletrônica que possa proporcionar um amplo acesso a coleções de periódicos como um todo, aos fascículos de cada título de periódico, assim como aos textos completos dos artigos. O acesso aos títulos dos periódicos e aos artigos pode ser feito através de índices e de formulários de busca.

O site da SciELO é parte do Projeto FAPESP/BIREME/CNPq e um dos produtos da aplicação da metodologia para preparação de publicações eletrônicas em desenvolvimento, especialmente o módulo de interface Internet.

Este site é constantemente atualizado tanto no seu formato como no seu conteúdo, de acordo com os avanços e os resultados do projeto.



Bom proveito da dica!
Abraços!
Louise Teixeira