Notícias da Cultura - Mar/2010


Políticas Culturais:
I - Em Brasília:
Iniciou-se na quinta, 11 de março, estendendo-se até o domingo, 14, a II Conferência Nacional de Cultura, fruto de muito trabalho do Ministério da Cultura, instituições vinculadas, diversas secretarias e fundações estaduais e municipais de cultura e principalmente da sociedade civil: pessoas físicas e jurídicas que atendendo a convocação pública se mobilizaram em todo o Brasil tornando este momento possível. Quem quiser acompanhar o andamento, espiem em: http://blogs.cultura.gov.br/cnc/ e para conhecer o texto-base da mesma – gerador de furiosos editoriais na "imprensa livre" denunciando o atentado a "liberdade de expressão dos meios de comunicação", acessem: http://blogs.cultura.gov.br/cnc/files/2009/08/Texto-Base.pdf .
Seguem ainda os debates no parlamento sobre o PROCULTURA, ou "Nova Lei Rouanet", também gerador de muita polêmica, talvez desnecessária e em alguns casos de má-fé, muitos criticam sem ler o conteúdo. No blog da Rouanet, em
http://blogs.cultura.gov.br/blogdarouanet/ , muitas informações, debates e até vídeos nos quais personalidades como Carlinhos Brown e Denise Stoklos posicionam-se em apoio a nova lei. E o texto integral, o mesmo que tramita na Câmara dos Deputados pode ser lido em: http://blogs.cultura.gov.br/blogdarouanet/procultura/ .
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou em 02/03 projeto do senador Efraim Morais (DEM-PB) que altera a Lei Rouanet (Lei 8.313/91para incluir a literatura de cordel entre os segmentos beneficiados com dedução de imposto de renda devido sobre quantias destinadas a doações e patrocínios. Efraim justificou a iniciativa (PLS 232/06) como um esforço para reverter as dificuldades que os autores de cordel estão encontrando para publicar suas obras.
Capoeira tem cadastro nacional feito pelo IPHAN, acessem o formulário e tenham mais informações em
http://www.cultura.gov.br/site/2010/01/27/cadastro-nacional-da-capoeira/ .


II - No Rio de Janeiro:
Friburgo tem política para o livro: livros espalhados pela cidade fazem parte do conjunto de ações que vêm sendo desenvolvidas em Nova Friburgo (RJ), município que conta com a primeira Secretaria de Leitura do Brasil. O profissional de Artes Cênicas e conhecedor das técnicas de contação de histórias, Francisco Gregório da Silva Filho, assumirá a secretaria até o final do mês de março.  Ele é servidor público federal do quadro da Fundação Biblioteca Nacional, vinculada ao Ministério da Cultura. Foi coordenador do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) na década de 1990 e atuou como presidente da Fundação Cultural Elias Mansur, no estado do Acre. Todas as ações para incentivar a prática da leitura em Nova Friburgo estão sendo incrementadas com a criação, inédita, da secretaria municipal específica. Ela foi institucionalizada em dezembro do ano passado, dentro do projeto de reforma administrativa do governo municipal. Mas logo no início de 2009 um trabalho de estímulo à leitura começou a ser realizado pelo escritor e educador carioca Álvaro Ottoni de Menezes. As atividades fizeram aumentar em 120% a freqüência à Biblioteca Municipal (mais de 300 pessoas por dia), capacitar cerca de 500 professores e atender 22 escolas da cidade. Parabéns a Nova Friburgo por esta iniciativa. Mais informações em: http://www.cultura.gov.br/site/2010/02/19/livros-por-toda-a-parte/ade .

O Palácio Gustavo Capanema
, conhecido como o "Prédio do MEC", por onde passam a história da educação e da cultura brasileira e que funciona ate hoje como sede de diversos órgãos culturais e educacionais está sob a ameaça de se transformar em sede do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2016. Essa é a intenção, já anunciada, do governo estadual. É possível que baluartes da cultura como os "Andrade" , Mário e Carlos Drummond, servidores ali na época do ministro Capanema (da Educação e Saúde, no Governo Vargas) estejam "se revirando nos seus túmulos". Mas como eles não podem se manifestar, nós podemos e protestando contra mais esta "ideia de jerico", vários artistas e membros da comunidade cultural tem se posicionado, e pedimos seu apoio através do abaixo-assinado virtual que segue:http://www.petitiononline.com/Capanema/petition.html . O Ministério da Cultura tem um projeto de transformar o espaço em um grande centro cultural, precisamos correr atrás disto!
Um grupo de moradores de Laranjeiras está se mobilizando pela revitalização das Casas Casadas.
Tombada pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural - INEPAC, a edificação esteve abandonada por muitos anos e, após intensa luta da associação de moradores local (AMAL), foi restaurada pela prefeitura e inaugurada em 2007 com projeto de perfil cultural: uma parte foi ocupada pela RIOFILME, que mantinha uma cinemateca aberta à população; e outra parte, cedida a concessionários que montaram o Espaço Rio Carioca, livraria e bar, com espaço para shows ao vivo. No entanto, passados dois anos, a cinemateca foi fechada e as duas salas de cinema, previstas na concessão, ainda não receberam licença para funcionar. Preocupados com os riscos de um novo abandono do patrimônio público, os moradores estão divulgando um abaixo-assinado a fim de chamar a atenção das autoridades para o problema. O documento pode ser lido e assinado em http://www.petitiononline.com/ccasadas/petition.html. 

CPC pede contribuições aos sócios e amigos:
O CPC vem desenvolvendo, ao longo dos últimos anos, um trabalho regular de preservação e divulgação da cultura brasileira, conforme pode ser acompanhado pela programação divulgada através desse boletim. A realização dessas atividades é possível graças ao patrocínio da empresa de tecnologia da informação CTIS, fundamental para o funcionamento do Espaço Cultural Aracy de Almeida, no Encantado .
Porém, queremos retomar uma outra importante vertente de nossa atuação, desenvolvendo debates, seminários e outros espaços de discussão, com os quais pretendemos contribuir para a formulação de políticas públicas na área da cultura que sejam mais eficazes e democráticas, buscando influenciar a gestão nos âmbitos municipal, estadual e federal. Assim como a manutenção do trabalho de memória e preservação cultural (com publicações como as muito elogiadas cartilhas sobre Aracy e Bucy Moreira).
Para podermos viabilizar essa proposta, precisamos retomar as contribuições mensais de nossos/as associados/as e amigos/as, conforme vigorava até há pouco tempo atrás, tendo como referencial de valor mínimo 1% (um por cento) do salário mínimo (atualmente R$ 5,10). A partir desse valor, qualquer contribuição será bem vinda, sem limite de teto.
As contribuições podem ser feitas através de depósito bancário (Banco Itaú, agência nº 6157 conta corrente nº 45.446-0). Quem desejar, pode entrar em contato com a tesoureira do CPC, Diva Alves(21-9693-5602) e combinar qualquer outra forma de pagamento. Sua participação é fundamental para a continuidade e ampliação das atividades do CPC!

Diana Aragão:
O jornalista e escritor Sérgio Cabral já iniciou sua biografia sobre a nossa Aracy de Almeida
. Ele calcula seu lançamento para o fim de 2010, início de  2011 em  edição da Lazuli Editora/Companhia Editora Nacional. Sérgio Cabral é autor, entre outros, das ótimas biografias de Almirante, Ari Barroso, Elizete Cardoso e Nara Leão, além da alentada história das nossas escolas de samba.
Conforme detalhadamente informado em nossa última edição, o novo CD da cantora "MarianaBaltar", lançado pela Biscoito Fino, será apresentado oficialmente em show em 16 de março, uma terça-feira, no Teatro Rival Petrobrás. Todos lá! 



Fonte: Boletim CPC Aracy de Almeida - Ano 3 - no.59 - 08/03/2010

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.