Passeata dos estudantes invade a cidade do Rio - 23.03.2010 - CAML representado!

Por Luiz Felipe Garcez*
Fotos: Louise Teixeira
Na última terça-feria, dia 23 de março, mais de seis mil estudantes se reuniram na Candelária, no centro do Rio de Janeiro, para participarem da 'Jornada de Lutas' da União Estadual dos Estudantes (UEE) e da União Estadual dos Estudantes Secundaristas (UEES), em conjunto com a União Nacional dos Estudantes (UNE) e com a União Brasileira dos Estudantes (UBES).

Os estudantes saíram pela Av. Rio Branco em direção a Cinêlandia com palavras de ordem que pediam a manutenção do passe-livre, a não implementação do projeto 'Conexão Aluno' nas escolas estaduais - chamado por eles de 'coleira eletrônica' - e também cobravam a promessa do prefeito Eduardo Paes de implementar a Meia-Passagem Universitária na cidade do Rio.

A comissão de frente desse grande ato teve placas com recados ao prefeito, como 'prefeito enrolão', e até um sósia do Paes que ficava enrolando alguns estudantes com um carretel.

Apesar da tentativa da Policia Militar de impedir que os estudantes tomassem toda a Av. Rio Branco, eles sentaram em frente a Secretaria de Educação por mais de 10 minutos, onde várias intervenções foram feitas pedindo a presença da secretária Teresinha Porto, que não apareceu e recebeu vaias.

A passeata terminou na frente da Câmara dos Vereadores, na Cinêlandia, onde alguns representantes da casa, dentre eles Clarisse Garotinho (PR), Brizola Neto (PDT), Reimont (PT), subiram no carro de som e falaram em defeza dos estudantes e do projeto da Meia-Passagem.


- Entendendo o projeto da Meia-passagem: O prefeito Eduardo Paes acatando a cobrança da UEE-RJ enviou para o plenário da Câmara Municipal o projeto que garantiria ao estudante universitário pagar meia passagem nas linhas de ônibus da cidade do Rio.

No dia 04 de janeiro de 2010, quando os estudantes estavam de férias e não tinham como se mobilizar, os vereadores consideraram que o projeto não tinha mérito, ou seja, não era importante e foi arquivado. A UEE conversou com vários vereadores que garantiram que o projeto não foi aprovado por uma vontade do próprio prefeito, já que o mesmo tem maioria na Câmara.

Aprovar o projeto da Meia Passagem na capital do Rio de Janeiro será uma conquista importante para todo o Estado, pois servirá de exemplo e ponta-pé para as conquistas na região metropolitana, culminando com a aprovação da Meia-Passagem Universitária Estadual.

* Felipe Garcez é secretário-geral da União Estadual dos Estudantes Secundaristas e aluno de Produção Cultural da turma PC 111 (2010.1) do IFRJ Nilópolis.



Vídeo da Passeata:
http://www.youtube.com/watch?v=JlaxS_7svY0  (Produzido por: CAAUGF)
http://www.youtube.com/watch?v=mLfjV4-chgQ&feature=related (Produzido por: Rodrigo Gama)
 
Fotos da Passeata:
Concentração na Candelária

Luiz Felipe Garcez se apresenta e discursa, ainda na concentração.

E partimos para a Rio Branco!

Comissão de frente
Placas de protesto e sósia com seu carretel

Polícia tenta impedir o carro de som de ir para o meio das duas pistas, mas os estudantes fecham toda a Rio Branco.
"Abaixa o cu! Abaixa o cu! Abaixa o cu, abaixa o cu, abaixa o cu!!"
Estudantes sentam em frente a Secretaria Estadual de Educação.

Nosso calouro em mais um discurso para os mais de 2 mil estudantes, agora em frente a Secretaria de Educação
Chegada na Cinelândia

2 comentários:

Felipe Garcez disse...

Nas ruas, nas praças, quem disse que sumiu? Aqui está presente o movimento estudantil!

Luiz C F Garcez disse...

A Luta é feita por soldados.
Cada estudante é um lutador pelos seus direitos.
Então a vitória ou a derrota depende de cada um.
Lutem e sejam Gloriosos

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.