Notícias - Reunião do Colegiado 08/02/2011

De:Raphael Baêta
Para: Centro Acadêmico Mário Lago 

Representante dos alunos (eleito em assembléia) no Colegiado Nilópolis, nos informa sobre a Reunião do Colegiado:

Oferecimento de Optativas:

As disciplinas: Jornalismo Cultural e Cinema Documentário realmente não serão oferecidas. e a disciplina Música e Cultura de Massa volta a disponibilidade dos alunos. Os acertos deverão ser realizados na semana dedicada a este fim, prevista no calendário acadêmico.

Bacharelado:
Resumidamente devido a tramitação do processo de reconhecimento oficial do curso de Tecnologia em Produção Cultural ser comcomitante ao processo de aprovação do Curso Bacharelado, o processo seguirá para a próxima instância, ainda dentro da instituição.
Foi confirmado o apoio das pró-reitorias competentes para que nossa luta continue.
Com isso precisamos aguardar e cobrar para que não caia no esquecimento

Coordenação do Curso:

Oficialmente o professor Jorge Caê colocou que não é candidato a reeleição, assim sendo, teremos um novo coordenador no segundo semestre, mas ainda não existem pré-cadidaturas.
 
PET Conexão de Saberes: 

A professora Fernanda Piccolo apresentou o projeto para os presentes e colocou-se a disposição para mais esclarecimentos sobre o projeto. O que mais me camou atenção em sua fala foi a duração do projeto: Até 8 anos, podendo ela ser a coordenadora por até 4 anos.

Aula Magna: 

Informei sobre a data sugerida pelo CA, mas fui informado que até mesmo a data dependerá da disponibilidade da Ministra da Cultura, sendo assim essa questão deverá ser acompanhada com o Rafael Almada.

Eleições Representante Discente do Colegiado e CA:
 

Os eventos não podem ser unificados porque podem ficar confusas (grifo nosso) as competências de cada uma das partes.
    A eleição para o representante discente no colegiado deverá, segundo o regimento interno, ser feita em Assembléia convocada para todos os     alunos.
A Eleição do CAML é facultativa e obedece a seu próprio regimento também. 

* Carta do CAML: 

Foi lida a carta do CAML ao Colegiado,a mesma não foi recebida com bom grado pelo corpo docente.
Foi alinhado na reunião que documentos desse tipo deverão ser encaminhados diretamente ao coordenador, para que o mesmo possa fazer a filtragem das informações repassadas ao colegiado. Segundo a alegação dos professores presentes, tal carta expõe os colegas e causam desconforto pois alguns dos mencionados que não estavam presentes.
Foi colocado a disposição de qualquer aluno a possibilidade de solicitar uma reunião com o professor em questão, mediada pelo coordenador, para resolver qualquer que seja a reclamação.
No entendimento do colegiado, o Centro Acadêmico não representa a totalidade dos alunos.
Apesar da repulsa inicial, a crítica foi importante, pois a partir dela iniciou-se uma conversa sobre as posturas de professores e alunos,  a necessidade de transparência nas ações docentes e de uma padronização nos discursos posturas dos mesmos.
A conversa culminou na marcação de uma reunião pedagógica, para os professores na próxima semana.
* A carta
Ao Colegiado do Campus Nilópolis
Prezados professores,
O Centro Acadêmico Mário Lago de Produção Cultural do IFRJ, no uso das suas atribuições, fez um breve balanço das atividades do ano de 2010.
No decorrer da discussão nos chamou a atenção a quantidade de reclamações de muitos dos nossos colegas ao corpo docente.
Por esta razão gostaríamos de deixar registradas as recorrentes queixas que nos chegam, à postura de alguns professores em sala de aula, sempre qualificadas como intimidadoras e autoritárias.
Referimos-nos especificamente aos professores Álvaro Neder, Kalyla Maroun e Luciana.
Acrescentamos que, em nenhum momento, foram feitas reclamações que questionassem a competência profissional dos mesmos, entretanto, não podemos deixar de fazer este registro, pois, ainda que subjetiva, as reclamações são constantes. 
Nilópolis, 8 de fevereiro, de 2011.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!
Volte sempre!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.