Oportunidade

Programa Rumos Itaú Cultural 2011-2013: Educação, Cultura e Arte


Descrição
Em atividade desde 1997, o Rumos Itaú Cultural é um programa de apoio à produção artística e intelectual sintonizado com a criatividade brasileira. O caráter nacional do programa mobiliza artistas, especialistas, pesquisadores e instituições parceiras, que fazem da cultura uma linguagem comum de fortalecimento da cidadania e das características múltiplas do povo brasileiro.

A terceira edição do programa Rumos Educação, Cultura e Arte 2011-2013 pretende apoiar a formação de profissionais que estejam desenvolvendo, em todo o país, propostas diferenciadas nos campos da cultura e da arte por meio da educação não formal. São trabalhos em que as ideias, as teorias e os desejos são postos em prática para propiciar o crescimento dos participantes como cidadãos e membros de uma comunidade e do mundo.

Serão selecionados até 15 profissionais como forma de reconhecimento, valorização e estímulo aos seus trabalhos. O grupo selecionado pelo programa participa de viagens de formação e ações de difusão, com o intuito de socializar as experiências e formar redes de colaboração. Pretende-se, assim, contribuir para a continuidade e o aperfeiçoamento das ações já existentes e a criação de novas práticas de convergência entre cultura, arte e educação.
    Data Limite
    A data limite de postagem será 30 de junho de 2011. 
      Elegibilidade
      A inscrição é gratuita e individual, destinada somente a pessoas físicas. A inscrição é destinada a profissionais que se identificam com as denominações: educadores, arte-educadores, educadores sociais, artistas, artistas-formadores, mestres, mediadores e agentes culturais.

      Esses profissionais podem ter formação diversificada, inclusive autodidata e não escolar ou acadêmica. Devem estar atuando no Brasil e desenvolver ações fundamentadas em propostas culturais e artísticas junto a grupos informais, associações, cooperativas, instituições culturais ou organizações sociais. Não há necessidade de comprovar qualquer tipo de vínculo empregatício, apenas atestar que a experiência aconteceu junto a algum grupo social, comunidade ou instituição.

        Valor Financiado
        Os profissionais contemplados terão como premiação:
          1. De duas a três viagens coletivas formadoras (com período máximo de 10 dias cada) a localidades no Brasil a ser determinadas pelo Itaú Cultural com a finalidade de colaborar para que o profissional possa conhecer outros colegas e experiências do campo da arte, cultura e educação; 2. Uma viagem de livre escolha ou proposta de residência em território nacional (pelo período máximo de sete dias), cuja programação será concebida em parceria com a equipe do Itaú Cultural. O objetivo é garantir o conhecimento e o relacionamento com pessoas e experiências e o aprofundamento de temas e interesses específicos de cada profissional selecionado; 3. Difusão de suas experiências em publicações impressas e/ou virtuais editadas pelo Itaú Cultural; 4. Pagamento de prêmio no valor de 10 mil reais; 5. Recebimento de kit com publicações e produtos audiovisuais do Itaú Cultural.
        Requisitos
        Requisitos para o profissional:
          1. Ser necessariamente maior de 18 anos até a data de inscrição. Menores de 18 anos poderão inscrever-se somente se emancipados; 3. Ser brasileiro nato ou naturalizado; 4. Ter no momento da inscrição um relacionamento (que não implica em vínculo trabalhista), com o grupo informal, a instituição ou a organização onde a ação se desenvolve(u).
        Requisitos para inscrição da experiência:
          1. As experiências devem caracterizar-se como ações de educação não-formal tendo como base a arte e a cultura. Para fins deste regulamento, é considerada educação não-formal toda atividade educativa que acontece fora do contexto escolar; 2. Poderá ser apresentada apenas uma experiência por inscrição e cada educador poderá inscrever-se uma única vez, impugnando-se todas as inscrições efetuadas na hipótese de não atendimento deste requisito; 3. Poderá ser apresentada apenas uma experiência por instituição ou organização, que deverá ser apresentada uma única vez, sob pena de desclassificação de todas as experiências a ela vinculadas se não observar este item; 4. A experiência apresentada deve ter tido início em data anterior a março de 2010 e estar em andamento até, pelo menos, 30 de junho de 2011; 5. Não serão aceitas, em nenhuma hipótese, experiências exclusivamente de eventos, shows e apresentações, concepção e montagem de exposições, pesquisas e propostas de publicações; 6. Não serão aceitas, em nenhuma hipótese, experiências com conteúdos religiosos ou políticos; 7. Não serão aceitas também experiências que tenham como objetivo e/ou conteúdo preponderante ou exclusivo a educação para a saúde, o esporte, a ciência ou qualquer abordagem que não priorize linguagens artísticas ou referenciais culturais.

          Critérios de Seleção
          O Comitê de Seleção irá selecionar os profissionais por meio de seus relatos de experiência, considerando-se os seguintes critérios:
            1. Modo de utilização das linguagens artísticas e referenciais culturais; 2. Pertinência e adequação da experiência considerando-se o perfil do público; 3. Adequação ao contexto em que a experiência esteja inserida.
          Restrições
          Não serão aceitas correspondências enviadas por e-mail ou entregues diretamente na sede do Itaú Cultural. É vedada a participação de profissionais e organizações selecionados nas edições anteriores do programa Rumos Educação, Cultura e Arte.
            Forma de Solicitação
            Os candidatos deverão apresentar:
              1. Resposta integral às questões do formulário de inscrição com o relato da experiência desenvolvida, feito pelo próprio profissional em texto, áudio ou vídeo. As perguntas a ser respondidas estão disponíveis Aqui; 2. Carta da instituição indicada no relato de experiência que ateste que ela ocorreu naquele contexto, e que o relacionamento do inscrito com o estabelecimento permanece no momento da inscrição. Em caso de grupos informais, três membros da comunidade devidamente identificados (com número dos seus documentos pessoais) devem relatar, por meio de carta, a existência da ação desenvolvida e a participação, ainda presente, do profissional inscrito. Os modelos de carta para instituições e grupos informais estão disponíveis Aqui.
            Todos os documentos devem conter o nome do profissional inscrito e ser encaminhados viainternet e pelo correio – como correspondência registrada (ou Sedex) e Aviso de Recebimento (AR) – para o endereço abaixo:

            Instituto Itaú Cultural
            A/C Rumos Educação, Cultura e Arte
            Avenida Paulista, 149, 6º andar - Cerqueira César
            01311-000 São Paulo-SP

            É possível ainda fazer o relato da experiência pela internet e o envio de materiais complementares pelo correio, desde que feito em único envio. Em caso de duplicidade, será considerada apenas a primeira correspondência recebida, sendo descartadas todas as subsequentes. Para mais detalhes spbre o processo de inscrição acesse o item 2.2 do Edital 2011-2013.
              Contatos
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                  Fonte
                  As informações descritas acima foram obtidas na home page da Financiadora.

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